Novo Audi SQ2 faz de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos

 

O novo Audi SQ2 foi oficialmente lançado nesta quinta-feira (13). O SUV compacto de alto desempenho chega para ser o modelo top de linha da família Q2.  O utilitário esportivo traz sob o capô um motor TFSi turbo 2.0 a gasolina, que produz 304 cavalos de potência e torque constante de 40,79 kgfm entre 2.000 e 5.200 rpm. O modelo faz de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos e chegas aos 250 km/h de velocidade máxima.

O trem de força é completador por uma transmissão S tronic automática de sete velocidades de dupla embreagem. O SQ2 conta ainda com tração integral quatro e suspensão esportiva. Vários recursos de alta tecnologia aprimoram o perfil do potente motor de quatro cilindros. As árvores de cames de admissão e escape são ajustáveis ​​para aprimorar o enchimento e troca de gás. Já o escapamento conta com sistema que ajusta o elevador de válvulas em dois estágios, com base na demanda.

Audi SQ2 tem visual mais agressivo

Com isso, reduz as perdas de descarga na câmara de combustão e garante um fluxo ideal de gases de escape para o turbocompressor, particularmente na faixa de baixa rotação. De acordo com a Audi, as vantagens são a resposta ágil do motor e um aumento adicional de torque. A partir de uma velocidade de 7 km/h, o motor já muda para a operação Start&Stop. A suspensão esportiva do SQ2 reduz a altura do SUV em 20 milímetros.

O novo Audi SQ2 tem visual mais agressivo, como é de praxe na série S da marca. Oito barras duplas verticais dividem a grande grade octogonal dianteira. O para-choque parrudo tem duas grandes entradas de ar nas extremidades. Os faróis e lanternas traseiras LED são itens de série do SUV. Para aumentar o downforce, o utilitário esportivo traz aerofólio incorporado à tampa traseira do porta-malas. O modelo traz ainda faixas na parte inferior das portas e saias laterais.

 

 

SQ2 tem cinco modos de condução

O visual esportivo do SQ2 é reforçado pelas quatro saídas de escapamento, duas em cada ponta do para-choque traseiro. A Audi oferece um pacotes opcional para o novo SUV. Com ele, a grade frontal, entrada de ar e spoiler com acabamento em preto brilhante. Esse detalhe também é aplicado nas molduras dos espelho retrovisores, a lâmina na coluna ‘’C’’ e as guarnições do tubo de escapamento.

O novo Audi SQ2 tem cinco modos de condução: Auto, Comfort, Dynamic, Efficiency e Individual. Um botão permite que o motorista defina o controle eletrônico de estabilização (ESC) para o modo off-road. O assistente de partida em aclives é oferecido como opcional. O SUV pode ter rodas de 18 (pneus 235/45) ou 19 polegadas (235/40). O modelo está equipado com freios a disco, que medem 340 milímetros de diâmetro na frente e 310 mm na traseira.

O Audi SQ2 tem 4,210 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,594 m. O porta-malas tem capacidade de 355 litros, que chega aos 1.000 litros l com o banco traseiro abaixado. O SUV sai de fábrica com bancos esportivos, apoio de braço central dianteiro e ar-condicionado automático. O pacote inclui painel de instrumentos digital colorido com tela de 12,3 polegadas e volante multifuncional esportivo. Já as aletas no volante para trocas sequenciais de marcha são opcionais.

SQ2 conta com Wi-Fi e assistência ao motorista

A moldura decorativo no painel de instrumentos é de alumínio escovado mate. Seguindo o visual esportivo as capas dos pedais e o apoio para os pés do SQ2 são feitos de aço inoxidável.  Os bancos são revestidos em couro e tecido. O sistema multimídia do modelo pode ser operado por comando de voz ou pelo touchpad no console. A tela é de 8,3 polegadas, e o equipamento é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O utilitário esportivo também conta com Wi-Fi (internet sem fio) para os dispositivos móveis dos passageiros. O sistema de som Bang & Olufsen possui um amplificador de 705 Watt e 14 alto-falantes.

O Audi SQ2 conta com vários sistema de assistência ao motorista. Entre eles radar para detectar pedestres ou outros veículos na frente do SUV. O sistema avisa o motorista acústica e visualmente, além de iniciar a frenagem de emergência, se necessário. Isso pode ajudar a evitar ou reduzir a gravidade de uma colisão. O utilitário esportivo tem piloto automático adaptativo e câmera frontal. Até a velocidade de até 65 km/h, em estradas em boas condições, o sistema pode assumir a direção, aceleração e frenagem do veículo.