Volkswagen inicia testes de campo com seu 1º carro elétrico

 

A Volkswagen anunciou que iniciou os testes de campo com modelos de produção de seu primeiro carro elétrico. O veículo da linha ID, como foi batizada pela marca, está rodando camuflado em vias públicas na África do Sul. Sem dar muitos detalhes, a fabricante alemã disse que o carro em teste é o ID Hatchback, que estreou como protótipo em 2016. O veículo elétrico está programado para entrar em produção em novembro de 2019.

O Volkswagen ID Hatchback tem o mesmo tamanho do Golf e também terá uma versão movida a diesel. É uma pista de que o lançamento será feito no mercado europeu. O modelo inédito será o primeiro da marca a usar a nova plataforma modular MEB voltada para veículo com motor a combustão, híbridos e elétricos. Ela será usada em diversos modelos no que está sendo chamado de ofensiva elétrica da Volkswagen nos próximos anos.

Volkswagen ID terá autonomia de até 550 km

O modelo da linha ID começará a ser vendido em 2020 e terá um motor elétrico de 170 cavalos montado na parte traseira. Essa solução permitiu a Volkswagen liberasse mais espaço na cabine e tornasse o veículo mais manobrável. De acordo com a marca, seus veículos elétricos terão autonomia entre 330 e 550 km, dependendo a bateria que utilizaram. Isso significa que a versão de produção do ID Hatchback oferecerá um bom alcance desde o início.

Outras características do primeiro carro elétrico da Volkswagen incluem total conectividade on-line, oferecendo uma gama de novos serviços aos proprietários. No entanto, a Volkswagen evitou incluir itens como maçanetas de porta embutidas ou espelhos retrovisores substituídos por câmeras de vídeo. Segundo a fabricante, esses recursos teriam um impacto negativo no preço do carro.